"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Raça:American Pitbull Terrier

Como muita gente que desde pequeno fui inundado com as historias sobre a agressividade do pit bull, aquele cão que ia desde um tamanho pequeno a um tamanho enorme, com uma cabeça enorme. Acho que em pequeno acreditamos em quase tudo que nos contam.
Até que um dia tive o prazer de conhecer uma pit era das cadelas mais doceis que já conheci, ao fim de uma tarde a brincar é que me disseram que raça era, admito que fiquei assustado e fui para casa. Mas apos pensar com os meus botões, ja tinha estado com ela e já e tinha gostado por isso não deviam ser aquelas maquinas assassinas que toda a gente fala, hoje já conhecia varios e posso dizer que é quase sempre a mesma coisa, beijos e abraços. Por isso por ser uma raça que ama apesar de tudo do seu ar atleta e por bons momentos posso dizer que esta no meu top 10 das raças, da qual vou escolher um companheiro :)

Historia

A origem do American Pit Bull Terrier é cheia de controvérsias e diverge em diversos pontos. Segundo alguns criadores e especialistas como Richard Stratton(autor de vários livros) os Pit Bulls actuais são os mesmos Bulldogs que travavam combates com os touros desde o século XVIII. Em contrapartida outros autores como Bert Sorrels, afirmam que realmente houve uma evolução considerável do cão actual em relação ao antigo Bulldog e provavelmente houveram eventuais cruzas principalmente com os antigos Terriers. Se levarmos em conta as características dos Pit Bulls modernos, a segunda teoria parece ser mais provável, pois os actuais exemplares apresentam características que dificilmente seriam conseguidas apenas selecionando os antigos Bulldogs.
         Os Pit Bulls, os Staffordshire Bull Terrier e os Bull Terriers, têm em comum esse mesmo ancestral que é o antigo Bulldog. Outro fato indiscutível: o Bulldog provém dos antigos molossos que eram cães de grande porte, provavelmente vindos da Ásia e que geraram os Mastins e Mastiffs. Seu peso e agressividade fizeram com que fossem utilizados em guerras desde 2100 ac pelos Babilónios  chegando ao apogeu com os Romanos em 100 ac. 

O estabelecimento da raça a Inglaterra


A origem da raça remonta ao Século XIX. Em 1835, o parlamento inglês proibiu o desporto chamado bull baiting, um jogo sádico em que Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena (com a discutível intenção de amaciar-lhes a carne).
Então criadores na Inglaterra, Irlanda e Escócia começaram a experimentar cruzamentos entre Buldogues e Terriers à procura de um cão que combinasse o desportivismo do Terrier com a resistência e atleticidade do Buldogue, e assim os criaram os Half and Half, Pit Dogs ou Bull e os Terriers. O resultado disso foi um cão que reunia em si todas as virtudes dos grandes guerreiros: resistência, coragem indomável e gentileza com os que ama. Foram criados para agredir outros cães, matar ratos, mostrando assim bravura, tolerância à dor,vontade de lutar até ao fim, e afeição ao seu criador. 

A chegada a América

Como visto, os ancestrais imediatos do Pit Bull foram os pit fighting dogs importados da Irlanda e Inglaterra a partir de meados do século XIX.
Na América, a raça começou a divergir ligeiramente do que estava sendo produzido naqueles países de origem. Os cães não foram utilizados apenas para lutas, mas também como catch dogs – presa de gado e porcos desgarrados – e como guardas da propriedade e da família. Daí começaram a ser seleccionados cães de maior porte, mas esse ganho de peso não foi muito significativo até cerca de 20 anos atrás.

Os cães irlandeses, os famosos Old Family Dogs, raramente pesavam acima de 12kg e cães de 7kg não eram raros. O anteriormente citado LLoyd’s Pilot pesava 12kg. No início do século, eram raros os cães acima de 23kg. De 1900 a 1975, houve um aumento pequeno e gradual no peso do Pit Bull, sem que houvesse perda de performance no pit.
Nas mãos dos criadores americanos, o Pit Bull se popularizou a ponto de ser símbolo dos Estados Unidos na 1ª Guerra Mundial. Homens como Louis Colby, cuja família mantém até hoje uma tradição de 109 anos, C.Z. Bennet, fundador do United Kennel Club (UKC) e Guy McCord, fundador da American Dog Breeders Association (ADBA), foram fundamentais na consolidação da raça.
Sua popularidade atingiu o auge na década de 30, quando o seriado infantil Little Rascals era estrelado por Pete, um Pit Bull: era o cachorro favorito de 10 entre 10 crianças americanas. Esta projeção levou finalmente o American Kennel Club (AKC), após anos de pressão a reconhecer o Pit Bull com o nome de staffordshire terrier, para diferenciá-lo dos cães voltados para rinhas. Este cão é hoje o american staffordshire terrier, tendo o "american" sido acrescido ao nome original em 1972 para evitar confusão com o staffordshire bull terrier.

Mas agora, quando a vasta maioria dos APBT não é mais selecionada para a performance tradicional no pit (compreensível, já que o processo seletivo em si – o combate – é crime), o axioma americano "bigger is better" passou a valer para vários neófitos que se tornaram criadores, aproveitando a popularidade da raça nos anos 80.
Isto resultou num aumento vertiginoso no tamanho médio do Pit Bull, muitas vezes de forma desonesta, pelo cruzamento com raças como mastiff, mastim napolitano e dogue de bordeaux. Alguns autores, como Diane Jessup, sustentam que o american Bulldog nada mais é do que a fixação de linhagens maiores de Pit Bull.
Outra modificação, esta menos visível, que vem sendo introduzida desde o século XIX são os estilos de luta geneticamente programados (tais como especialistas em orelhas, patas e focinho), função do nível de competitividade que as lutas atingiram.
A despeito de tais modificações, a raça tem mantido uma notável continuidade por cerca de 150 anos. Pinturas e fotos do século passado mostram cães idênticos aos dos dias de hoje. Embora pequenas diferenças possam existir entre algumas linhagens, no geral temos uma raça que, ao contrário de muitas outras ditas "reconhecidas", está consolidada há mais de um século.


Temperamento

As características essenciais do Pit Bull são a força, a autoconfiança e a alegria de viver. A raça adora de agradar ao dono e é cheia de entusiasmo. É um excelente cão de companhia e é notável o seu amor por crianças. Pelo facto de a maioria dos Pit Bull apresentar certo nível de agressividade contra outros cães, bem como pelo fato de seu físico ser poderoso, a raça necessita de proprietários que os sociabilizem  muito e cuidadosamente e que treinem obediência aos seus cães. A agilidade da raça torna-o um dos mais capazes escaladores e com frequência usa seus caninos para escalar uma cerca. O Pit Bull não é a melhor escolha para os que procuram cães de guarda por ser extremamente amigável mesmo com desconhecidos. Comportamento agressivo para com o ser humano não é característico da raça, portanto isso é extremamente indesejável. A raça se sai muito bem em eventos performáticos por seu alto grau de inteligência e sua vontade de trabalhar. Sempre capaz de executar uma grande variedade de trabalhos.


Carácter e personalidade

A grande prioridade dos melhores criadores de American Pitbull Terrier de todos os tempos foi seleccionar A.P.B.T com uma boa disposição com o ser humano!

O A.P.B.T  por instinto, é um cão dócil para os seres humanos, no entanto, tem um baixo nível de tolerância em relação a outros cães devido á sua história e ao motivo para que foram criados. É um cão com um nível muito grande de tolerância a crianças. Como qualquer outro cão, o A.P.B.T pode ser agressivo, se ensinado e incentivado a isso. Se for um cão bem educado, é um óptimo cão de família e pode servir para diversas funções, como cão de busca e salvamento, cão policia, cão de terapia com pessoas com deficiências, entre muitas outras. Mas se há coisa para que o APBT não serve, é para cão de guarda, devido á sua forte ligação ao ser humano.

O A.P.B.T em geral é um cão brincalhão ,nobre ,inteligente, muito trabalhador, e determinação, também muito fiel ao seu dono e as pessoas com quem convive. Aprende muito rápido comandos, mas por ser membro da família dos terriers pode ser bem teimoso, recomenda-se então um dono experiente.


Também se caracteriza por a sua dureza e elevada resistência à dor e de esplêndida saúde ao longo da sua vida , a sua aptidão para o exercício é um facto inigualável!

Cores e características físicas

O Pit Bull é um cão de porte médio, de constituição sólida, pelagem curta, com uma musculatura bem definida. Esta raça é poderosa e atlética. O corpo é levemente mais longo que alto. O comprimento das pernas dianteiras (medidas da ponta do cotovelo ao chão) é aproximadamente igual à metade da altura do cão a partir da cernelha. A cabeça é de comprimento médio, com o crânio chato e o focinho largo e profundo. As orelhas são de tamanho pequeno para médio, inseridas altas e podem ser naturais ou cortadas. A cauda relativamente curta é inserida baixa, grossa na base e afilando em direção à ponta. O Pit Bull se apresenta em todas as cores e marcações. A raça combina resistência e atleticidade com graça e agilidade e nunca deve ter aparência desajeitada, com musculatura saliente, ossos finos ou pernalta.


Quanto ao focinho dos cães, há três colorações: Red Nose (a mais popular), Black Nose (tradicionais), Blue Nose (raro) e os Blue Fawn (raro). Na pelagem todas as cores são aceitas. Nos olhos inclusive a cor verde é aceita, no entanto, verde âmbar e azul vitrificado são completamente abominados. Cães com um olho de cada cor são considerados fora de padrão.

O APBT movimenta-se com uma atitude confiante e vivaz, oferecendo a impressão de que espera a qualquer minuto ver algo novo e excitante. Quando trota, a sua movimentação não demonstra esforço, é suave, poderoso e bem coordenado, mostrando bom alcance dos dianteiros e boa propulsão dos posteriores. Em movimentação, o dorso permanece nivelado, apresentando apenas uma leve flexão que indica elasticidade. Visto de qualquer lado, as pernas não se viram nem para dentro nem para fora e os pés não se cruzam nem interferem entre si. Conforme aumenta a velocidade os pés tendem a convergir em direção ao centro da linha de balanço.

Existem muitas entidades que não reconhecem o APBT como raça, e as que reconhecem o estalão da raça varia aqui fica um exemplo de um estalão reconhecido.

PADRÃO OFICIAL - UKC, de 01/01/1978 (país de origem - USA)


CABEÇA - de tamanho médio, em formato retangular
CRÂNIO - achatado e mais largo na altura das orelhas, com bochechas proeminentes e livres de barbelas.
FOCINHO - quadrado, largo e profundo. Mandíbulas bem pronunciadas e demonstrando força.. mordedura em torquês com os caninos superiores encaixando-se à frente dos inferiores.
ORELHAS - devem ser inseridas altas e livres de barbelas.(o corte ou não é característica pouco importante e de função estética ).
OLHOS - redondos e distantes entre si, de inserção baixa no crânio. Não há restrição de cor.
NARIZ -(trufa) -de cavidades bem abertas e sem restrição de cor.
PESCOÇO -musculoso, levemente arqueado, afilando dos ombros até a cabeça e de pele solta.
TRONCO -potente e levemente arredondado.
OMBROS -oblíquos e largos, fortes e musculosos.
PEITO -profundo, mas não muito largo e com costelas bem abertas e arqueadas.
COXA -comprida, com musculatura desenvolvida.
CAUDA -curta em comparação ao corpo. Portada baixa, afilando da base à extremidade. Não deve ser mantida sobre o corpo, cauda curvada não é permitida.
MEMBROS -grandes, de ossatura arredondada, com quartelas retas e aprumadas, razoavelmente fortes. Patas de tamanho médio. Jarretes retos e baixos.
MOVIMENTAÇÃO -deve ser leve e elástica. Movimentos devem ser regulados
PELAGEM -curta e dura ao toque , deve ser lustrosa.
COR -todas são aceitas e também suas marcações e combinações.
PESO -machos: entre 35 e 60 libras, fêmeas: en

Saúde e Higiene

O Pit Bull é considerado pelos profissionais de saúde a raça canina mais resistente a doenças e enfermidades além de o seu pêlo ser curto exigir poucos  cuidados para se manter limpo, não há registos de doenças especificas da raça.

Como todas as raças de crescimento rápido e de forte musculatura, pode apresentar displasia coxo-femural. 

O American Pit Bull Terrier não exige muitos cuidados ao nível da manutenção do pêlo. Atenção semanal com escovagens é suficiente para manter a pelagem limpa. 


Curiosidades 



Fontes:
pitbull.com.br/Coloracoes
apbtconformation
coelhoskennel
adba.cc
http://arcadenoe.sapo.pt/
pitbullportugal.com






1 comentário:

  1. Gostei muito do texto, engraçado que segundo uns criadores de APBT disseram-me que branco é "abominavel" dizendo ate que nem sequer seria considerado da raça... mas vi ali que tem um cão branco e fiquei satisfeita :P logo as minhas cadelas sao umas rafeiras puras eheheh :)belo texto, por acaso apaixonei-me por pitbull's quando dei banho a uma toda preta, hoje para mim são a raça que mais gosto! :) são super meigos, e todas as pessoas que convivem com as minhas admiram-se porque se fala tao mal... e eles sao tao meigos e brincalhões seja com que faxa etária encontrarem. :) bom texto, parabens!

    ResponderEliminar