"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





terça-feira, 16 de outubro de 2012

O sono dos cachorros



Sono, é o período de repouso para o corpo e a mente, em que a consciência esta em activa parcialmente ou completamente. É caracterizado tanto no ser humano como em animais superiores, pela suspensão temporária da actividade perceptivas, sensoriais e motoras voluntárias.

Sono dos cães
Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar e o sistema imunológico pode atingir seu melhor índice de actividade e funcionamento.

Os cães apresentam 2 etapas distintas que ocorrem durante período de sono:

Sono Superficial:
Durante este estágio o cão fica quieto porém alerta, tem uma respiração profunda e ritmada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua actividade cerebral diminuem. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos e basta um pequeno estímulo para acordá-lo.

Estágio REM:
Durante este segundo estágio do sono, as pálpebras do cão  movem-se. A respiração torna-se irregular, rápida e superficial ou às vezes o cão parece não respirar, é um sono profundo. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas e pode até mesmo rosnar e latir. Esse estágio inicia-se logo após o período de sono superficial.

Duração do sono
Os cães dormem muito, em média 9 horas diárias, mas esse tempo pode aumentae se eles ficam muito  tempo sozinhos, sem a companhia do dono, longe de agitação e do convívio com outros animais ou pessoas.

Sonho dos cães
Foi cientificamente constatado  que algumas actividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de  uma pessoa quando esta a sonhar. Assim, e quase certo que os cães também sonham, porém o que nossos amigos caninos sonham é praticamente um mistério.

Uma hipótese, seria a maneira de se relacionarem com o mundo, com pessoas e outros cães.

Distúrbios do sono
Os cães também podem apresentar alguns distúrbios de sono, como a apneia, que é uma paragem respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, comum em cães da raça Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados.

A narcolepsia, também pode ser lembrada como um distúrbio, uma vez que o cão repentinamente entra em um estado de sono profundo. Este mal é bastante comum em cães da raça Doberman, Labrador, Caniche, Beagle e Dachshound, porem esses distúrbios podem controlados através de medicamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário