"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O que são exercícios de auto controle e para que servem


Exercícios de auto controle são aqueles que ensinam o cão a controlar-se e manter os seus níveis de excitamento e ansiedade sob controle. Muitos cães não são ensinados a controlar os seus níveis de excitamento e quando ultrapassam os seus limites oferecem comportamentos que chamamos de “displacement behaviours” tais como correr pela sala, ladrar, movimentos copulatórios,  mordiscar a roupa, braços ou pernas, agredir outros cães ou animais que estejam presentes, etc..

Todos estes comportamentos normalmente são confundidos com agressão, mas na realidade não passam de comportamentos típicos de cães que quando confrontados com uma situação que lhes sucita muita excitação e ansiedade, não sabem o que fazer.

Treinar um cão com métodos positivos ajuda o mesmo a lidar com esses níveis de frustração e excitação, mas não é o suficiente. É necessário que integremos estes exercícios de auto controle no dia-a-dia e aproveitemos as situações diárias e que normalmente são muito excitantes para um cão, em oportunidades de ensinar o cão a controlar-se.

Este ensino faz-se com o uso de castigo negativo, isto é, algo que o cão quer é-lhe retirado ou impedido o acesso até que ele ofereça um comportamento apetecível.

Exercícios de auto controle podem ser praticados por exemplo na altura de levar o cão à rua para um passeio. Normalmente o simples facto de pegarmos na trela já faz com que o cão desate num arrail de comportamentos excitáveis, tais como ladrar, pular, arranhar a porta, etc.. Uma forma de treinar auto controle é esperar pacientemente que o cão se acalme antes de lhe colocarmos a trela. É possível que das primeiras vezes que façamos este exercício não consigamos nem colocar a trela. Se assim fôr e o cão não acalmar, pouse a trela e tente mais tarde. A chave para este tipo de treino é consistência e a sua o seu próprio controle sob a situação.

Estabeleça o critério que pedirá ao seu cão. Algumas pessoas apenas querem que o cão não ladre nem salte antes de ir à rua, outras quererão que o cão se sente e permaneça sentado até que digamos um OK, que é o meu caso. Depois de estabelecer o que espera do seu cão, seja consistente. Até que ele lhe ofereça aquilo que espera dele, não ceda. Ele rapidamente vai aprender que permanecer sentado e quieto em frente à porta enquanto pegamos na chave e colocamos a trela e coleira é a forma mais rápida que ele tem de aceder à rua. Se ele se levantar, então esse acesso ser-lhe–á negado.

Pratique este exercício diariamente até que seja automático. Estes exercícios são muito importantes e extremamente úteis para a nossa convivência com os nossos cães.

Em baixo deixo dois vídeos de exemplos de auto controle, um à porta antes de ir passear e outro a colocar a comida no chão.

Bons treinos!

Fonte: Escrito por Claudia Estanislau da Its All About Dogs
Fonte:itsallaboutdogsforum.net

Sem comentários:

Enviar um comentário