"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Perguntas mais frequentes- Border Collie


É o Border Collie a raça mais inteligente?

A definição de inteligência de um cão é muito subjectiva e depende de muitas variáveis, tais como a treinabilidade, a habilidade de raciocínio, o pensamento independente, a capacidade física para uma determinada tarefa, etc.. Portanto, depende muito do que se entende por “inteligência”. Ainda assim, a maior parte das pessoas considera esta raça como extremamente inteligente. Têm uma treinabilidade muito alta e grande capacidade de raciocínio. É usual um Border aprender um comando em poucos minutos, ou após poucas repetições. No entanto, esta capacidade de aprendizagem faz com que consigam aprender muito rapidamente coisas que não desejaríamos que soubessem! A sua inteligência é uma das razões que os leva a meterem-se em sarilhos com tanta facilidade. Mas é também uma das razões por que se evidenciam em vários desportos como o Agility ou a Obediência.

Mas os Border Collies não nascem ensinados! Para que se salientem na sua ocupação, precisam de um dono que se aplique no treino e saiba como desenvolver as suas capacidades.

Como são com crianças?

Os Border Collies bem socializados crescerão felizes na companhia das crianças, gostando normalmente de brincar com elas - a energia quase inesgotável de uma criança mantém o Border activo e interessado. No entanto, o instinto de pastoreio diz ao animal para manter o “rebanho” junto. Na falta de rebanho, ele pode decidir pastorear as crianças, donde podem resultar pequenos conflitos, principalmente se as crianças não são avisadas ou não sabem como reagir: se tentam fugir, isso pode inclusive resultar em pequenas mordidelas nos tornozelos, o mesmo que o cão faria às ovelhas. Esta poderá ser a atitude de um cão menos habituado a crianças, ou com um instinto de pastoreio extremamente forte.

Como se portam com gatos ou outros animais pequenos?

Depende do cão. Usualmente, o Border Collie dá-se bem com os gatos da família, mas perseguirá todos os outros. Se forem apresentados quando o cão ainda é pequeno, não haverá grandes problemas. Mas se o instinto de pastoreio de um exemplar específico for muito forte, poderá estar sempre a maçar o gato, tentando pastoreá-lo com o olhar. Ao princípio, ou se não se tiver a certeza, é melhor não os deixar sozinhos.

Os Border Collies são hiperactivos?

O Border Collie é uma raça muito energética, intensa e que precisa de ocupação. Há exemplares mais activos que outros - como não podia deixar de ser - e alguns podem ser considerados hiperactivos (há linhagens que são criadas para que os cães o sejam, sobretudo na de Obediência de Competição, em que os cães devem parecer excitados com o trabalho. No entanto, não concordamos com este critério de selecção: achamos que os cães devem trabalhar de uma maneira calma e controlada). Os exemplares que trabalham no pastoreio costumam ser calmos - têm que o ser, ou serão inúteis para o trabalho, pois estarão demasiado excitados para ouvirem as ordens do pastor. O mesmo deve acontecer nos que frequentam as exposições de beleza. Mas mesmo estes os cães são intensos, pelo que, se não lhes for dado trabalho, eles acabam por o procurar sozinhos, a maior parte das vezes roendo tudo o que lhes vem à boca: sapatos, livros, carpetes, armários, paredes... ou cavando buracos por todo o quintal. Os Borders não costumam exercitar-se sozinhos – precisam e gostam da sua companhia.

Ao fim do dia, os Border Collies que têm trabalho (nem que seja jogar à bola ou com um freesby regularmente) - embora sendo cães muito energéticos quando brincam ou trabalham - estarão calmos em casa.

De que quantidade de exercício necessitam?

Mais uma vez, depende do cão. Planeie duas saídas de pelo menos meia hora, com qualquer tempo. Pelo menos 20 minutos devem ser de exercício intenso sem trela, como brincar a ir buscar uma bola, ou correr consigo. Para além disto, deve treiná-lo 10 a 15 minutos por dia (obediência, truques, etc). Considere inscrever-se numa escola de obediência canina (que use métodos positivos, por favor!). Se ainda assim o seu cão precisar de mais, dê-lhe mais exercício mental, e não físico: o Border Collie foi criado para trabalhar e correr todo o dia, pelo que será mais fácil cansá-lo com exercício mental do que com mais 20 minutos de correrias.

Os Border Collies gostam de nadar?

Adoram, se encorajados desde pequenos. Nadar é um excelente exercício para os cansar nos meses mais quentes de Verão. É também um excelente exercício para todos os cães que tenham displasia, porque fortalece os músculos que suportam a anca, sem colocar peso nas articulações.

Os Border Collies escapam-se com facilidade? Saltam cercas?

Os Borders são muito ágeis. Se deixados muito tempo sozinhos, poderão achar que fora do quintal há coisas muito mais interessantes para fazer. Se o decidirem, podem saltar até 2 metros de muro! Também são bons escavadores... se não dá por cima, talvez dê por baixo... Muitos também aprendem a abrir portas e trincos!

De que tamanho fica um Border?

Esta raça tem também uma grande diversidade de tamanhos. Em princípio, um Border é um cão médio (entre os 14 e os 21 kg), com cerca de 50 cm de altura (máx. 53 cm). Mas existem cães maiores (e bem mais pesados) e cães bem mais pequenos, sem que isto faça com que o cão deixe de ser um Border Collie. Se lhe interessa muito o tamanho do cão, tente ver os pais, ou peça conselhos ao criador.

Sem comentários:

Enviar um comentário