"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





domingo, 29 de julho de 2012

Sinais de calma (Calming Signals)

Ontem estive a aprender um pouco sobre sinais de calma (calming signals), achei super interessante,e penso que se muitos donos e pessoas que trabalham com cães estivessem completamente cientes deles muitos dos ataques de cães e outros problemas poderiam ser evitados por isso aqui vai.
Sinais de calma, são usados pelos cães ​​para se acalmar, aos outros ou tentar acalmar uma situação.
Mas não se pode falar dos sinais de calma sem falar na Norueguesa Turid Rugaas treinador de cães que  observou a linguagem corporal canina, nomeadamente os sinais de calma, que são sinais que os cães dão a outros cães e a seres humanos quando se encontram em stress. Estes são os cães tentar neutralizar situações que de outra forma possam resultar em brigas ou agressões.

Aqui coloco um video de Turid Rugaas:



Os cães são animais que vivem em grupos e precisam de comunicar entre si. Eles usam uma linguagem universal,usando o próprio corpo. Um cão que vive em Portugal pode perfeitamente comunicar com qualquer cão do mundo, pois a linguagem é a mesma.
Os cães vivem num mundo de estímulos sensoriais: auditivos, olfactivos e visuais sendo assim facilitada a percepção de qualquer sinal ,até mesmo o mais ténue. Qualquer mudança de comportamento é facilmente notada.
Os cães tem mais de 30 sinais de calma (calming signals).
Da mesma maneira que os cães usam essa linguagem com os outros cães, também a usam com os humanos pois é a única que conhecem. Por isso é tão importante conhecermos a linguagem canina pois quando existe um conflito assim tão grande na comunicação,é gerada uma enorme frustração que pode até levar a agressividade, o que pode causar muitos danos no relacionamento humano - cão.
Alguns dos sinais de calma apresentado pelos cães ( estes sinais devem ser visto num todo com a situação e o ambiente em redor ao animal, pois alguns destes sinais podem-se dar por brincadeira ou outra situação)

Bocejar
O cão boceja quando alguém se inclina sobre ele, quando está na sala do veterinário, ou quando está entediado.

Lamber
Os cães lambem a ponta do nariz .

Afastar-se/ Olhar para os lados
Quando alguém chega de frente para um cão é possível perceber este comportamento ou quando alguém chega com raiva demonstrando sinais ameaçadores também se percebe facilmente. 

Play bow / Venia
Quando o cão abaixa as patas dianteiras e se curva, está a demonstrar sinais para acalmar alguém no grupo. 

Farejar o chão
Farejar o chão é algo muito comum de ser observado principalmente em grupos de filhotes.

Caminhar devagar
Um cão inseguro irá se mover lentamente. Alguma vez se encontrou numa alguma situação em que se encontrava irritado e o seu cão veio a andar calmamente na sua direção? Ele simplesmente estava a tentar acalmá-lo.

Congelar
Quando o cão está completamente parado seja sentado ou em pé ou deitado sem se mexer. 

Sentado e levantando uma pata
Geralmente o cão senta-se e levanta uma pata para acalmar outro cão.
Sentar tem um efeito muito calmante até mesmo em situação mais amedrontadoras quando o cão acaba sentado de costas para o proprietário ou outro cão.
Este é um sinal bem observado nos shelties.

Andar em curva
Este é um sinal freqüentemente usado como um sinal de apaziguamento.

outros sinais 
sorrir
lamber a boca
abanar ao rabo -
urinar em si mesmo
deixar os ouvidos encostados na cabeça
deitar com a barriga contra o chão
bater os dentes


2 comentários:

  1. Os sinais de apaziguamento são um tema que me desperta muito interesse! Parabéns pelo post. Estes sinais permitem-nos comunicar com os cães (nossos ou não) e são uma forma de evitar muitos problemas! Além de ser super divertido ver como os cães respondem a estes sinais.

    ResponderEliminar