"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





sábado, 14 de julho de 2012

"Criação extrema de cães"

Estou a postar este video, por causa de uma questão que me coloco a mim mesmo será que pela nossa procura por um melhor exemplar " mais bonito, perfeição" da raça não estamos a estraga-la? a torna-la disfuncional? A criar problemas a um animal que não precisava deles?



Será que "o homem" não estará aqui portanto como que a brincar de Deus: "Uma cabeça um pouco mais pequena, umas patas um pouco mais curtas, e umas orelhas engraçadas". Hoje em dia existe uma autêntica indústria canina dedicada à criação de cães, que (dis)forma os cães conforme as intenções e exigências humanas.


E sim para mim as consequências desta (re)criação extrema e irresponsável para os cães são avultadas.


P.S: o video esta em inglês mas quem vier pelas imagens vai perceber as diferenças entre os cães antigamente e como estão agora...

1 comentário:

  1. Um método muito usado pelos criadores de cães para manter e acentuar certas características das raças é o cruzamento de cães da mesma linha familiar, o que é uma forma de endogamia. Este método tem como consequência directa o aumentar das probabilidades de aparecerem erros genéticos e doenças.
    A selecção natural, que cuidaria da eliminação de animais doentes ou pouco viáveis é lograda, uma vez que é o homem que se encarrega da sobrevivência do animal.


    Estes são apenas uns poucos exemplos de doenças e variações desvantajosas que existem no que respeita ao sistema hormonal, nervoso e circulatório, sangue, visão, sistema digestivo, sistema ósseo (esqueleto) assim como certas outras deficiências imunitárias em relação directa com a criação e seleccão exagerada de cães.

    Dores e sofrimento constantes podem ser a consequência das decisões intencionadas a manter e fortificar certas caracteristicas específicas das raças.

    Achas que o homem tem o direito de fazer isto aos animais?
    Infelizmente estes não são os únicos danos que os cães sofrem.

    ResponderEliminar