"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quinta-feira, 12 de julho de 2012

Socialização


O que é a socialização?

Socialização pode ser descrito como o processo pelo qual um animal aprende a reconhecer e interagir com a sua própria espécie (outros cães) e outras espécies (humanos, pessoas, etc..), e se acostuma e desensitiza a factores ambientais, de forma a ignorá-los. Isto inclui estímulos visuais, auditivose tácteis tais como trovoadas, campainhas, aspiradores, ruas movimentadas, escadas, tipos de chão (azulejo versus alcatifa), para nomear alguns A socialização também ajuda a que o cão aprenda a comunicar efectivamente, com a sua espécie (outros cães) e com os outros.

Porque é que preciso que o meu cão seja socializado?

Socialização é essencial para garantir que os cães cresçam com um temperamento equilibrado. Ajuda-os a lidar com novas situações que se apresentam no futuro e ajuda-os com uma variedade de pessoas e experiências dentro do seu ambiente. Ajuda, portanto a prevenir o aparecimento de problemas tais como nervosismo, medo e agressão.

Como é que posso garantir que o meu cão seja suficientemente socializado?

A socialização começa no criador. Assim que tiver o cachorro em casa deverá implementar o seu próprio programa de socialização expondo o seu cão ao mais variado espectro de experiências e encontros positivos. Esta exposição deverá começar imediatamente e ser o mais diversa possível. Deverá continuar idealmente durante a vida do cão mas intensificar-se durante a 8ª e a 13ª semana que é o período máximo de socialização, durante o qual um cachorro absorve as experiências, ao passo que após esse período um cão terá a tendência a reagir aos estímulos aos invés de apenas absorvê-los.

Durante a 8ª e a 13ª semana a maioria das cachorros não deverá sair de casa porque ainda não completaram as vacinas e podem contrair doenças; mas isso não quer dizer que não pode socializar o seu cachorro. Seja criativo e traga o máximo de pessoas a casa para que o cachorro se socialize às mesmas, passeie com o seu cachorro ao colo  (se conseguir andar com ele ao colo, senão leve-o a dar uma volta de carro!), e deixe que as pessoas façam festas ao seu cachorro – provavelmente terá que parar muitas vezes, porque ninguém resiste a um cachorro - socialize-o com outros cães em sua casa, desde que conheça os outros cães e estes estejam vacinados e sejam amigáveis, não existe perigo nenhum.

Uma outra forma excelente de socializar o seu cachorro é levá-lo a aulas de socialização de cachorros, dadas por treinadores qualificados. Estas aulas normalmente são dadas em ambientes controlados e seguros para o seu cachorro, onde este será exposto a outros cachorros, brincar com eles, com outras pessoas e novos ambientes. Estas aulas também ensinam o dono a lidar com o cachorro nas mais diversas situações, tais como o que fazer quando ele mordisca, o que fazer quando ele salta, como ensinar a fazer as necessidades no local correcto,e etc.

Quer dizer que se eu socializar o meu cachorro correctamente ele será perfeito?

Existem outros factores que irão influenciar a personalidade do seu cão, tais como a criação, temperamento dos pais, a dieta alimentar, genética, etc.. no entanto a socialização é dos factores mais importantes, senão mesmo o mais importante, para dar ao seu cachorro aquilo que ele precisa para poder lidar melhor com as diversas situações.

Apesar de um cachorro medroso, poder sempre ser um cachorro medroso, se este for socializado correctamente, a forma como ele no futuro lida com as diversas situações será mais fácil e um desafio menor, do que se não for socializado. Como tal quer o seu cachorro tenha tendência para ser corajoso, medroso, tímido ou destemido a socialização trará dele, sempre o melhor e irá tornar essas características uma vantagem no futuro.


Escrito por:
Claudia Estanislau
Its All About Dogs

Sem comentários:

Enviar um comentário