"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





segunda-feira, 25 de junho de 2012

Treino de Clicker ou treino com clicker? por Katy Sdao


Este artigo foi traduzido do website clickertraining.com escrito por Katy Sdao, todos os direitos reservados à autora.


Eu comecei a ensinar as pessoas em como treinar os seus cães com clicker em 1996. Ness altura, a maioria dos donos de cães nunca sequer tinham ouvido do treino de clicker, e poucos treinadores levavam este método a sério. O meu anúncio nas páginas amarelas era o único que mencionava a palavra “clicker”. Eu tinha que persuadir os estudantes a tentarem este novo objecto.
Uma dácada mais tarde, e os clicker são mais comuns nas aulas de treino. Mas o treino de clicker não é.
Eu acredito que o treino de clikcer é um termo pouco feliz para descrever o que fazemos. Isto porque não explica dois pontos essenciais:

1. Que se pode fazer treino de clicker sem usar o clicker. Eu fiz isto quando treinei animais marinhos. Durante 11 anos usei vários marcadores de comportamento, incluindo um apito (com as baleias “beluga”), um som subaquático (com golfinhos da marinha dos EUA em mar alto), a palavra “muito bem” dita com um específico tom de voz (uma foca chamada ET) e bater as palmas uma só vez e finalmente um marcador visual (com golfinhos na Universidade do Hawai).

2. Pode usar o treino com clicker e estar a fazer uma coisa completamente diferentes do que treino de clicker. Conheço treinadores que não acham nada estranho ter um clicker numa mão e um remoto controle de uma coleira de choques na outra. Claramente isto não é treino de clicker.

Então somos levados a tentar definir o genuíno “treino de clicker” de forma a distingui-lo do treino com clicker. 

Antes que eu tente explicar isto, deixem-me esclarecer algo:
    
- Definições claras são importantes. Elas permitem-nos falar acerca de ideias abstractas com o mínimo de ambiguidade possível.
    
- Definições são constructos sociais. Não são obtidas do nada e escritas em granito. Nós – todos os que usam a linguagem -  criamo-los, através de discussão e consistência do seu uso, apesar da opinião dos experts terá sempre mais “peso”.

- O treino de clicker é um poderoso processo de modificação comportamental. Admite delinear-se de outras aproximações ao treino.

E assim quando usar o clicker para treinar o seu animal está a fazer treino de clicker, ou esta a treinar com o clicker? Para responder a esta questão considere as seguintes questões (TDC – Treino de Clicker/ TCC – Treino com Clicker):
    
É o clicker um marcador?

TDC: O clique marca o instante em que o comportamento ocorre, o momento em que o músculo mexe.

TCC: O clique é uma usado de uma forma não precisa, é usado como uma sinal geral de que o cão vai receber uma recompensa.

O som do clique é o término do exercício?

TDC: O som do clique informa o animal que o seu movimento é exactamente o que o treinador quer. O seu comportamento foi suficiente para ganhar um reforço.

TCC:  Após um clique, o treinador espera que o animal ofereça mais comportamentos antes de receber a recompense (por exemplo, após o clique o treinador não dá uma recompensa porque o animal não ficou onde devia ou não terminou o exercício).

O clique tem significado?

TDC: É essencial que o animal reconheça o clique como um sinal com um significado próprio. Por isso é tido muito cuidado para assegurar que o som do clicker ocorre isolado de outros estímulos.

TCC:O clicker é muitas vezes bloqueado por outros estímulos dados ao animal e que ocorrem simultaneamente ao som do clicker (por exemplo, comida no nariz do cão). Como resultado o animal torna-se desensitizado ao som do clicker e não responde ao mesmo, respondendo apenas ao estímulo visual da comida.

O clicker prevê um forte reforço positivo?

TDC:  O clicker é associado a vários reforços primários (tudo o que o cão deseje e goste). Comida, brincadeira, brinquedos, interacção social, etc.

TCC: O clicker é normalmente associado a reforços fracos tais como reforço verbal “muito bem”.

A recompensa é dada na posição?

TDC: O enfase está no dar a recompensa o mais rapidamente possível após o clique (mas nunca simultaneamente). A recompensa é dada independentemente da posição que o cão possa ter após o som. O treinador saber que comunicou ao animal com o som do clicker qual a posição que vai ser reforçada.

TCC: É dado ênfase a dar a recompensa quando o animal está na posição desejada. As recompensas muitas vezes não são dadas se o cão se mexer da posição quando ouve o som do clicker.

Quem é que está a trabalhar mais o treinador ou o animal?

TDC: O animal é o participante mais activos, que se mexe mais, o treinador é relativamente passivo. O trabalho do cão é oferecer comportamentos, o trabalho do treinador é observar o cão e comunicar eficazmente , frequentemente e com consistência a entrega de reforços.

TCC: O treinador é o participante mais activo, mexendo-se mais do que o cão que permanece mais passivo. O treinador foca-se em forçar que os comportamentos aconteçam e usa comida, coerção física para “ajudar” o animal.

Será a velocidade de aquisição de um comportamento, o objectivo mais importante no processo de aprendizagem?

TDC: Cada sessão de treino é um investimento nas capacidades futuras do animal em aprender. Ao saber isto, o treinador, sacrifica os comandos efectuados instantaneamente (muito rapidamente) em detrimento de ganhar momentum em direcção a uma aprendizagem acelarada. Quando o animal aprende a aprender, e o treino se torna virtualmente simples e rápido então o treinador trabalhar na velocidade deixando que o cão sózinho descubra o que o treinador requer.

TCC: A prioridade é que o animal ofereça um determinado comportamento imediatamente. Para isso são usados antecedentes ao comportamento tais como, moldar o comportamento fisicamente (por exemplo empurrar o rabo do cão para o chão de modo a obter o senta), usar comida ou puxar com a trela. O cão pode até aprender o comportamento e até eficazmente, no entanto, no futuro o cão poderá estar sempre á espera dessas tais “dicas” do treinador para poder aprender novos comportamentos.

Os 4 quadrantes do condicionamento operante são usados de forma igual?

TDC: O treino de clicker é uma forma de uso do condicionamento operante parcial. Tem uma preferência pelo uso dos quadrantes do castigo negativo e reforço positivo como formas de ensino. Os treinadores de clicker, livram-se de comportamentos indesejados através da extinção, o ensino de comportamentos alternativos, gestão do ambientes e castigo negativo.

TCC: Os quatro quadrantes são usados no ensino do cão. Uso do castigo positivo como puxões nas enforcadoras ou coleira de bicos, manipulação física, reprimendas verbais e reforço negativo são usados para se verem livres de comportamentos indesejados e para lidar com o facto do cão não “obedecer” prontamente. Estes aversivos são usado em conjunto com o clicker e a comida.

Qual é o ênfase, controlo ou comunicação?

TDC: O treino de clicker é elegante e um método eficaz de comunicar com os animais. Desafia os humanos a despirem-se da linguagem verbal humana e entrosarem-se numa forma de comunicar mais universal. O controlo do comportamento do cão flui naturalmente depois como produto da consistência, comunicação clara e motivação eficaz.

TCC: O controlo é o principal objectivo do treino.

Claro que o clicker em si não tem significado absolutamente nenhum. Pode ser usado de todas as formas imagináveis, quer no treino quer fora dele. A minha esperança é que o treino de clicker seja compreendido pelo que realmente é, e aqueles treinadores com clickers, chamem ao método deles, algo diferente.



Traduzido por:
Claudia Estanislau
Its All About Dogs

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