"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Diferentes métodos de treino



Moulding - Modelar um comportamento
Usar contacto físico para modelar o comportamento certo. Por exemplo, no caso do senta, empurrar o quadril do cão até que ele se sente e depois recompensar. Outra das opções comummente vistas associadas a este tipo de técnica é, para o mesmo exemplo, usar a estranguladora até que o cão deixe de oferecer resistência e se sente.
Pessoalmente considero este tipo de técnica absurda e que só apresenta desvantagens. Obrigamos o cão a fazer o que queremos para evitar um contacto físico (empurrar o quadril do cão é desconfortável, sim) e criamos também uma má associação às nossas mãos e ao contacto.



Luring (engodo)
Guiar o cão para a posição correcta com um "isco" e recompensar quando o cão apresenta a posição correcta. Apesar de ser um método que apoio incondicionalmente não deve ser utilizado frequentemente com o risco de ensinar o cão a obedecer ao comando dado apenas quando existe um 'lure' na mão. O "isco" deve ser retirado da mão após poucas repetições.



Capturing
Capturar o comportamento certo quando o cão o oferece voluntariamente. Voltando ao exemplo do senta, cada vez que o cão sentava (sem comando nem ajudas) clicávamos e recompensávamos. O cão passaria a oferecer o comando com cada vez mais frequência. É uma excelente forma de ensino e também uma grande técnica para fortalecer os laços com os nossos amigos cães.




Modelagem (shaping)
A modelagem é obter um determinado comportamento através de aproximações sucessivas até atingir o comportamento completo pretendido. Este método é a base do treino com clicker e é algo que com o passar do tempo pode induzir o cão a ser muito colaborativo, tentando adivinhar e fazendo novos movimentos que podem ser aproveitados para novos truques. A maneira de conseguir as várias etapas intermédias depende da imaginação do treinador.




Fontes:

http://cheshirecatwaslost.blogspot.pt
http://bomcaopanheiro.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário