"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





terça-feira, 26 de junho de 2012

Os 4 Quadrantes do condicionamento Operante


Ouvimos falar diariamente em positivo e negativo de uma maneira passível de ser mal interpretada. Podemos dividir o ensino em quatro quadrantes - reforço positivo, reforço negativo, castigo positivo e castigo negativo. Os reforços aumentam a frequência de um comportamento enquanto que os castigos a diminuem. Portanto:

Reforço positivo (+) - Reforça o comportamento certo oferecendo (+) ao animal algo que este deseja.
Por exemplo, ensinamos o cão a sentar - o cão senta-se e é-lhe dado um biscoito, dar a bola cada vez que vem ter connosco depois de o chamarmos.

Castigo negativo (-) - é negado ao cão o acesso a algo que deseja por apresentar o comportamento errado. Por exemplo, deixar o cão sozinho durante um período de tempo se ele nos mordiscar as mãos com demasiada força quando é cachorro.


Para melhor se perceber esta variante do castigo vou associar estas duas últimas num exemplo prático: 
Ao chegarmos a casa o nosso cão salta para cima de nós e ladra entusiasmado, a sua motivação é querer atenção. Queremos mudar este comportamento usando reforço positivo e castigo negativo. Logo, ao entramos em casa e o cão apresentar o comportamento errado ignora-mo-lo (castigo negativo - ele quer atenção por isso, ao apresentar o comportamento errado, estamos a negar-lha) até que ele sossegue, altura em que o cumprimentamos (reforço positivo - recompensamos o cão com aquilo que deseja por apresentar o comportamento certo).

Castigo positivo (+) - Diminui a frequência do comportamento errado aplicando (+) uma punição cada vez que é apresentado. 
Por exemplo, dar uma jornalada ou palmada no cão cada vez que ele faz as necessidades no local errado


Reforço negativo (-) - É retirada (-) a punição assim que o cão apresenta o comportamento certo.
Por exemplo, chamar o cão e dar um choque na coleira de choques até ele virar na nossa direcção


Exemplo da aplicação de ambas para uma melhor compreensão:
O cão puxa durante todo o passeio arrastando-nos. Queremos resolver este problema aplicando castigo positivo e reforço negativo logo: cada vez que o cão puxa leva um esticão na estranguladora (castigo positivo) e, ao deixar de puxar, a pressão na estranguladora desaparece (reforço negativo).




No Treino Positivo apenas usamos a parte verde da ilustração, o Reforço Positivo e Castigo Negativo, por uma questão de ética e respeito e porque está mais que estudado que os outros dois quadrantes só trazem coisas más consigo.

Fonte: cheshirecatwaslost.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário