"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





domingo, 17 de junho de 2012

Strelka e Belka

Então cá estamos nós para mais um fim de semana em grande,e que boa maneira de acabar este sábado  conhecer mais uns amigos famosos? Sim acredito que haja mais umas mas de qualquer maneira cá vai a historia de Strelka e Belka :)


Strelka e Belka foram os dois primeiros seres vivos a ir ao espaço e voltar em segurança aTerra, a bordo do Sputnik 5 em 19 de Agosto de 1960. Além de Strelka e Belka a tripulação do Sputnik 5 incluia um coelho cinza, 40 camundongos, 2 ratos, algumas moscas, plantas e fungos, após um dia no espaço, todos retornaram em segurança. Após a viagem do Sputnik 5, muitos outros cães foram enviados ao espaço, pelo menos 57 no total, a grande maioria sobreviveu, alguns poucos morreram por problemas técnicos no módulo espacial.

Assim como Laika, Belka e Strelka eram cães de rua, que foram recolhidas por abrigos e selecionadas para o programa espacial soviético.


O nome “Belka“em russo significa “esquilo” e “Strelka” significa “pequena flecha”. Após voltarem do espaço elas continuaram sob os cuidados do governo e, quando Strelka teve uma ninhada de seis filhotes, um deles, chamado “Pushinka” que significa “fofinho” foi dado como presente a Caroline Kennedy, filha do presidente John Kennedy pelo premier Soviético Nikita Khrushchev. Os descendentes de Pushinka ainda vivem atualmente.


Após as mortes de Strelka e Belka, seus corpos foram  convervados e estão em exposição.

Sem comentários:

Enviar um comentário