"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





domingo, 3 de junho de 2012

Barry, o São Bernardo


No ano de 1050, monges criaram em Valois, na Suiça, a pousada do Grande São Bernardo, mas os cães da raça São Bernardo, só chegaram ao lugar em 1660, trazidos por nobres das proximidades, para proteger os monges dos bandidos.

Conta-se que em maio do ano de 1800, Os São Bernardos guiaram o exército de Napoleão, quando marchavam sobre Marengo, atravessando o desfiladeiro. Graças a estes cães, nenhum dos 40 mil homens se perdeu.

No mesmo ano, em 1800, nasceu Barry, que se tornou o mais famoso cão da raça São Bernardo. O nome “Barry” ao contrário do que possa parecer não tem nada a ver com o nome próprio inglês, trata-se de uma derivação do nome suíço “Bär” que significa “urso”. Era comum na época que os monges de São Bernardo treinassem os cães para socorrer as pessoas perdidas na neve sobre os Alpes, mas Barry foi o mais famoso destes cães por ter sido aquele que salvou mais pessoas durante sua vida, Barry salvou a vida de mais de 40 pessoas da neve, escreveu Meisner, em 1916. 


Um dos resgates mais famosos de Barry foi o de uma criança que estava coberta de neve num local alto onde nenhum dos monges conseguia alcançá-la, mas Barry escalou a saliência rochosa e acordou a criança, que estava inconsciente devido ao frio, lambendo seu rosto. A criança segurou-se aos pêlos de Barry e ele trouxe-a nas suas costas até onde os monges pudessem alcançá-la e socorrê-la. A imagem deste resgate tornou-se um cartão postal famoso da época de Barry.


Barry morreu em 1814, aos 14 anos de idade, o seu corpo foi conservado e encontra-se exposto no museu de história natural de Berna na Suíça. A França  também prestou  homenagem a Barry construindo uma estátua em sua memória na entrada do cemitério de animais de Paris ( imagem no inicio).


Actualmente o canil da pousada do grande São Bernardo é mantido pela fundação Barry que sobrevive de doações, e tradicionalmente o melhor e maior macho de cada geração a nascer no local  é baptizado de Barry.




Sem comentários:

Enviar um comentário