"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





domingo, 27 de maio de 2012

Raça: Pastor Alemão

A segunda raça de que vou falar é do conhecido Pastor Alemão, desde pequeno que gosto dela quer seja por influencia do meu pai, quer da tv com series como "Rin tin tin", ou o "Rex o cão policia".É uma raça que nunca me deixo indiferente, seja pela sua beleza e porte seja por estar presente em tudo que é mundo canino.



O pastor alemão é o cão que mais emoções provoca em público. Usado pelas forças militares alemães nas duas Grandes Guerras foi odiado pelos aliados, proibido de entrar em alguns países e teve o nome trocado para Pastor Alsaciano ou Lobo da Alsácia. Felizmente, por suas qualidades de guarda, guia de cego, pastoreio, farejador, companheiro, cão policia e por estar presente em salvamentos de todas as catástrofes que atingem a humanidade, o pastor alemão mudou esta imagem. Hoje é a única raça de cães que está entre os três primeiros lugares em registros de cachorros em quase todos os países com cinofilia adiantada.

Historia e origem
Também conhecido por Lobo da Alsácia, ou Deutscher Shäferhund, a sua história perdeu-se um pouco na memória colectiva, sabendo-se apenas que a sua semelhança com o lobo da Idade do Bronze sugere a pertença a uma linhagem ancestral. Especula-se se será descendente dos cães pastores existentes por volta do séc. VII, ou ainda se derivará do cruzamento de cães pastor com lobos.

Com o passar dos séculos, foi surgindo a necessidade de estabelecer uma tipologia que fixasse os diferentes padrões de cães existentes, até porque a industrialização ditou o fim de algumas actividades (tais como a caça ou o pastoreio) que outrora foram a razão de ser da criação de alguns cães alemães.

Em 1891, aparece na Alemanha uma Sociedade chamada “Phylax” que pretende precisamente padronizar e tipificar as raças de cães alemães. Este grupo de entusiastas não se manteve unido mais de 4 anos, mas constituíram o ponto de partida para a consciencialização daquela necessidade.

A formação moderna da raça é atribuída a Rittmeister Von Stephanitz que se empenhou no início do séc. XX ao apuramento do seu temperamento e constituição. Nos cruzamentos que efectuou, utilizou cães pastor, nativos de diferentes províncias alemãs, e pretendeu sobretudo privilegiar a inteligência e utilidade neste cão. Em 1882, estes cães aparecem pela primeira vez numa exposição e, em 1899, Rittmeister envolve-se na criação de um clube para a raça - Verein fur deutsche Schaferhunde. Horand foi o primeiro cão a entrar em seu livro de registro com o número SZ1 e tornou-se assim o primeiro Pastor Alemão registrado.

Com a chegada da I Guerra Mundial, este criador pôde constatar o sucesso da sua estirpe, já que durante o conflito estes cães foram usados como mensageiros, em operações de salvamento e como cães de guarda pessoais. Ao contrário do que aconteceu com a maioria das raças, este conflito acabou por revelar-se positivo para a projecção deste cão, já que muitos soldados acabaram por levar alguns destes animais para casa.

Em 1913, surge nos EUA o German Shepherd Club of America e em 1919, o Kennel Club inglês concedeu à raça um registo individual. No entanto, esta estirpe adquire, por motivos políticos, outro nome: Lobo da Alsácia. Com o despontar da II Guerra Mundial, centenas de exemplares foram utilizados, não só para detectar minas, mas também para servir de mensageiros, guardas e sentinelas.

Após o período de guerra, a criação americana da raça começou a divergir do padrão típico alemão. Na Alemanha o “stock” destes cães diminui drasticamente, devido às mortes ocorridas durante o conflito e à falta de alimentos. Em 1949, começam a surgir nas exposições alemãs os primeiros exemplares com a qualidade a que outrora lhe era reconhecida.

A exportação da Alemanha para o Japão, Europa e América do Sul revelou-se promissora e, em 1977, foi-lhe retribuído o nome pelo qual o conhecemos hoje: Pastor Alemão.

Actualmente, este é um dos cães mais famosos em todo o mundo, reconhecimento atribuído justamente, não só pelas suas qualidade físicas mas também pelo seu carácter multifacetado e, acima de tudo, corajoso e fiel ao seu dono.

Temperamento
O Pastor Alemão é uma das raças mais completas que existe. Altamente inteligente, obediente, corajoso e responsável, este cão tem vindo a desempenhar com eficiência as mais variadas tarefas: desde guarda de rebanhos, a cão de guarda, de salvamento, de companhia, exposição, polícia, estrela de cinema, mensageiro, etc, etc. 

É altamente treinável, mas o seu apurado instinto de protecção pode torná-lo perigoso se interpretar mal alguma situação. Convém sempre que seja educado por pessoas experientes desde pequeno, de forma a tornar-se controlável em adulto.

Na sua relação com a família revela-se um amigo inesquecível: é sensível ao seu dono, calmo, mas presente. Lida bem com as crianças, mas não é muito compatível com outros animais de estimação (existem obviamente excepções).

Este Pastor agradece toda a atenção que lhe possa ser dispensada porque não é um animal distante e aprecia estar bem inserido no seio familiar.

Carácter e personalidade
O Cão de Pastor Alemão deve ser equilibrado, de nervos firmes, seguro de si mesmo, absolutamente sereno (excepto em situações de irritação ou excitantes), nobre, atento e dócil, e deve possuir espírito de luta e firmeza de carácter, para ser apto como cão de companhia, de guarda e de protecção. Vivo, alegre, leal, caracteriza-se pela franca capacidade de aprendizagem dotado de um incondicional gosto em obedecer, sendo estas as características que o convertem num cachorro de grande versatilidade com apreensão rápida.

Cores e características físicas
Aspecto geral
O Cão de Pastor alemão é de estrutura media, ligeiramente alongado, forte e boa musculatura, de ossos secos e estrutura geral firme.
Proporções importantes
A altura na cruz é de 60-65 cm. nos machos, e de 55-60 cm nas fêmeas. O comprimento do dorso é 10 a 17% maior que a altura na cruz.
Cabeça
Deve ter forma de cunha, proporcional com o tamanho do seu corpo (a sua largura deve ser aproximadamente de 40% da altura da cruz, sem ser tosca nem demasiado alongada), no seu aspecto geral é seca e moderadamente ampla entre as orelhas. Vista de lado e de frente, deve ter uma suave ondulação sem sulco central ou levemente marcado. A proporção entre a cara e a frente é de 50% a 50%. A parte superior da cabeça (vista de cima) desliza desde as orelhas até à ponta do focinho, com um declive moderado, chegando até à cara formando uma cunha. Tanto o maxilar superior como o maxilar inferior devem estar fortemente desenvolvidos. O nariz deve ser recto. Os lábios são tensos, bem cerrados e de cor escura.
Focinho
Deve ser negro.
Dentição       
Deve ser forte, sã e completa (42 dentes). O cão de pastor alemão morde em tesoura. São defeitos: a mordedura em pinça; e que os incisivos superiores estejam separados dos inferiores tanto para a frente como para trás.
Olhos
Devem ser medianamente grandes, de forma amendoada, algo oblíquos e não salientes. A cor dos olhos deve ser o mais escuro possível. Olhos claros não são desejáveis, já que influenciam negativamente na expressão do cão.
Orelhas
O Cão de Pastor Alemão tem as orelhas de tamanho médio, e tem de estar erguidas, direitas e bem implantadas (nem de lado nem erguidas) terminar em ponta e orientadas para a frente. Orelhas que se dobram são consideradas deficientes. Quando o cão esta em movimento ou em repouso, a colocação das orelhas para trás não se consideram defeito.
Pescoço
O colo deve ser forte, bem musculado, com a pele esticada, sem papada. A sua inclinação em relação ao dorso é de aproximadamente 45%.
Corpo
A linha superior começa desde a base do pescoço, através da cruz bem desenvolvida, alta e larga, e um dorso ligeiramente inclinado até à garupa ligeiramente inclinada, sem interrupções visíveis. O lombo é amplo, corto, fortemente desenvolvido e bem musculado. A garupa deve ser larga e ligeiramente inclinada (aproximadamente 23 graus em relação à linha horizontal) e deve chegar sem interrupções da linha superior até ao nascimento da cauda.
Peito
Deve ser proporcionalmente amplo, a parte inferior é desejável que seja larga e notória. A profundidade do peito deve ser de 45 a 48% da altura da cruz. As costelas devem estar moderadamente arqueadas. O peito excessivamente arqueado, constitui um defeito assim como costelas demasiado planas.
Cauda
Na parte inferior tem pelos mais longos e deve ser em forma de arco moderado dirigida para o solo. Em caso de excitação e em movimento pode estar mais elevada, mas sem passar a linha horizontal. Qualquer manipulação correctiva da cauda está proibida.
Membros anteriores
Os membros anteriores vistos de todos os ângulos devem ser rectos; e vistos de frente, absolutamente paralelos. A omoplata e o humero devem ter a mesma longitude e devem estar ligados ao dorso por meio de músculos bem desenvolvidos e potentes. O ângulo formado pela omoplata e pelo humero deve ser de 90 graus aproximadamente, que é o ideal, mas pode chegar até aos 110 graus.
Os cotovelos não podem estar torcidos para fora, nem parado nem em movimento; tampouco podem estar metidos para dentro. Os antebraços devem ser direitos e paralelos, em relação um com o outro, vistos de todos os lados; secos e com musculatura bem desenvolvida. A longitude do metacarpo é aproximadamente igual a um terço do antebraço e o ângulo entre os dois é de aproximadamente 20 a 22 graus. Tanto um metacarpo demasiado inclinado (mais de 22 graus) como um metacarpo demasiado rígido (menos de 20 graus) prejudicam a utilidade do cão, particularmente no que diz respeito à resistência.
Mãos        
São arredondadas, bem cerradas e arqueadas, as plantas das mãos, duras mas não gretadas; as unhas fortes e de cor escura.
Membros posteriores
A posição dos membros posteriores é dirigida ligeiramente para trás, e as extremidades traseiras, vistas de trás, devem estar paralelas umas em relação com a outra. O fémur e a tíbia deve ter aproximadamente a mesma longitude e formar um ângulo de aproximadamente 120 graus. Os músculos são fortes e desenvolvidos.
Pés
São cerrados, ligeiramente arqueados; as almofadas, fortes e de cor escura; as unhas, fortes, arqueadas e também de cor escura.
Movimento
O Cão de Pastor Alemão é um trotador; as medidas das suas extremidades tem de corresponder no comprimento, angulações e tem de estar sincronizadas de tal maneira que o cão possa, sem alteração considerável na linha dorsal, mover o trem posterior até ao dorso e cobrir com o trem anterior a mesma distância. Qualquer tendência para sobreangulação dos membros posteriores diminui a firmeza e a resistência do cão, e consequentemente a sua utilidade para o trabalho. Quando as proporções entre a estrutura e angulações são correctas, o resultado é uma boa propulsão que permite abarcar muito espaço e um avanço rasante ao solo, que transmite a impressão de um avanço sem esforço. Com a cabeça inclinada para a frente e a cauda ligeiramente levantada em trote regular e tranquilo, forma-se uma linha de suave curvatura e sem interrupção, desde a ponta das orelhas, seguindo a nuca e o dorso até a ponta da cauda.
 
Pele

A pele tem de estar suavemente solta sem rugas.
 Pêlo
Variedades de pêlo:
Pastor Alemão de pêlo duro - O pêlo deve ser o mais espesso possivel;
Pastor Alemão de pêlo comprido e duro -  O pêlo deve ser mais comprido, por vezes não é direito mas também não deve estar deitado;
Pastor Alemão de pêlo comprido - Neste caso o pêlo é muito mais comprido do que no caso do Pêlo comprido e duro.

Consistência:
a pelagem correcta do Cão de Pastor Alemão está formada por uma capa inferior de pelo curto e por uma capa intermédia (sub pelo). O pelo exterior deve ser estendido, recto e duro. Na cabeça, incluindo na parte exterior das orelhas, e na parte posterior das extremidades e dedos, o pelo é curto; no colo é mais largo; na parte traseira dos músculos formam-se tufos de pelos moderados.
Cores: negro, negro e fulvo, castanho, amarelo até ao cinzento, cinzento com manchas escuras, e mascara e dorsos negros. Pequenas manchas brancas não chamativas no peito, assim como partes interiores claras admitem-se, mas não são desejáveis. A ponta do nariz deve ser sempre negra. A falta de mascara, a cor clara e penetrante dos olhos, manchas claras no peito e partes interiores, unhas de cor vermelha, são avaliadas como falta de pigmentação. A capa de sub pelo mostra um tom ligeiramente cinzento. A cor branca não se admite.
Tamanho/Peso
Machos: altura 60 cms até aos 65 cms
               peso 30 kg até aos 40 kgs
Fêmeas: altura 55 cms até aos 60 cms
               peso 22 kg até aos 32 kgs
Testículos
Os machos devem ter dois testículos de desenvolvimento normal.
Defeitos
Cada desvio dos pontos acima descritos consideram-se defeitos, cuja avaliação deve ser feita em proporção exacta do grau de desvio.
Defeitos graves:
- Desvio das características da raça que prejudicam as capacidades de trabalho
- Defeitos nas orelhas: de lado; inseridas demasiado abaixo; caídas; convergentes ou pouco firmes.
- Consideráveis deficiências de pigmentação
- Falta de firmeza geral
- Defeitos na dentição
Defeitos que obrigam a exclusão
- Cães de carácter débil, ou demasiado agressivos
- Cães com displasia
- Monorquidios ou criptorquidios
- Defeitos graves nas orelhas ou cauda
- Malformações
- Defeitos dentários quando falta dentes
- Cães com deficiências nas mandíbulas
- Cães com excesso ou defeito de tamanho em mais de 1 cm sobre o especificado no standard
- Albinismo
- Cor de pelo branco
- Pelo longo
Manutenção
A pelagem deve ser escovada diariamente por forma a eliminar o pêlo morto. Para evitar as dermatites, deve-se dar-lhe banho poucas vezes, até porque tal elimina a oleosidade natural da pele.

Doenças
Problemas gastro-intestinais;
Doenças de pele;
Tumores;
Piroplasmose ou febre das carraças;
Eclampsia, Displasia da anca e cotovelo.

Exemplares famosos 

  • O Cão policial do filme "Jerry Lee K-9 - um policial bom pra cachorro" é um cão policial da raça pastor alemão também na vida real. 
  • Rin Tin Tin o astro:O pastor mais famoso do mundo nasceu na França. Abandonado, quase morreu de fome. Mas teve sorte: foi adoptado por um cabo do Exército americano, levado para Los Angeles e, em 1922, tornou-se a maior estrela da Warner Bros. Fez 26 filmes em 10 anos. Sorte também para os estúdios de cinema, que se salvaram da falência.






Informações e curiosidades



Fontes:

1 comentário: