"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





segunda-feira, 21 de maio de 2012

Livro: "Finalmente Compreendo o meu Cão!" de Nicole Gil



O último livro que li e o primeiro sobre o tema em português foi “Finalmente Compreendo o meu Cão!” de Nicole Gil, finalmente um livro em português e que abrange vários temas de cães e que esta acessível, a todas as pessoas que queiram saber mais sobre cães, desde o treinador, a pessoa que já tenha sempre tido cães,
bem como a quem esteja a pensar em adquirir um pela primeira vez. É que um livro foi escrito para todos os donos modernos e para cães de todas as raças, idades e tamanhos.


“Nicole Gil nasceu em Lisboa mas vive, actualmente, na Alemanha. É especialista em comportamento canino e treino de cães, dando especial atenção aos métodos positivos, à luz dos actuais conhecimentos científicos.”

Uma das coisas de que gostei no livro é que não se refere da dominância como se fosse o centro de tudo no mundo canino e trata os cães como eles são.
Soube deste livro a partir do HVP (Hospital Veterinário do Porto), do treinador de serviço João Pedro. Digamos já o tinha visto online (de passagem) mas nunca me chamou atenção, o João fez questão de me dizer maravilhas do livro e acabei por comprar e ainda bem que o fiz.


O livro ao contrário de muitos outros começa por abordar (e muito bem) a questão devemos/ estamos preparados para ter ou não um cão, não do nosso ponto de vista mas sim do ponto de vista do animal do seu bem estar. Pois ter um animal não é apenas ter e pronto!! Será que temos tempo suficiente para ele? Será que estamos preparados para ter uma responsabilidade durante "12 anos? Será que lhe vamos dar o que ele precisa? Será que temos disponibilidade financeira para os gastos que tem de ser realizados? 

Um ponto diferente no livro é o facto de agrupar as várias raças disponíveis em grupos consoante “aptidão e personalidade” ou seja, cães com instinto de caça forte, cães com instinto territorial, etc. Deste modo, os futuros donos podem ter uma noção mínima do carácter e aptidão do animal antes de o levarem para casa.

No livro também vemos situações que acontecem com todos os cães mas tentamos perceber de ponto de vista do animal, como encaram as diferentes situações e a forma como eles aprendem. 

“Por exemplo: o cão está solto na rua com montes de cheiros optimos e a correr atras das pombas. O dono chama-o. O cão vai "pensar" o seguinte: "Vale a pena ir até ele? O que é mais vantajoso para mim, ficar a brincar com os outros cães ou ir até ao meu dono, que me levará de novo para casa e terminará a diversão?" É claro que a resposta será... Ignorar o dono!” e não só explica desse ponto de vista como ajuda  explica como “contornar”, mostrando ao animal que ganha muito mais em vir ter com o dono, sem ser por medo ou por métodos violentos.


Explica também como ensinar, comandos básicos de forma agradável que permitam que o animal aprender, seja tão divertido e prazeroso para o dono como para o animal.

É um livro que permite a qualquer pessoa ter uma noção mínima de como os cães "funcionam" e essencialmente porque fazem o que fazem, independentemente de já terem tido ou não um cão sequer, como se comunicar com ele, quais os métodos de ensino do século XXI e como incluir o seu cão no seu dia-a-dia. Que actividades de lazer e desporto pode partilhar com o seu companheiro de quatro patas.

 Por esse motivo, Aconselho-o vivamente a TODA a gente que tenha ou que pense em ter um Cão!! e que queira realmente perceber como funciona a mente canina e, acima de tudo, passar a divertir-se muito mais com o seu companheiro, treinando-o de uma forma divertida, descontraída, alegre e criando um animal saudável, educado e, o mais importante de tudo, feliz! E, caso ainda não tenha cão, este livro ajuda-o a escolher o companheiro ideal para si, esclarecendo todas as questões relacionadas com a sua aquisição.

Atenção! Ao ler este livro corre o sério risco de passar a divertir-se ainda mais com o seu cão!




2 comentários:

  1. Humm agora fiquei interessada, sabes onde posso comprar o livro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o livro pode ser comprado por aqui http://www.nicolegil.com/o-livro/


      Eliminar