"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quinta-feira, 31 de maio de 2012

O canil e a ninhada


O canil deverá estar com aspecto limpo. O mesmo se pode dizer dos progenitores. Devem apresentar-se bem cuidados. É normal a mãe estar magra se teve crias á pouco tempo e se tudo correr normalmente esta deverá recuperar o peso em algumas semanas.

Também é normais os cães adultos ladrarem a estranhos, mas deveremos estar bastante atentos a eventuais sinais de medo ou fracos nervos. Rosnar ou eriçar os pêlos do dorso é muitas vezes uma forma de mostrar que o cão não está confortável com a situação e poderá ser um sinal de temperamento medroso.

A ninhada deverá aproximar-se entusiasticamente do estranho. Se alguma das crias ficar refugiada a um canto, poderá ser um sinal de fracos nervos e de medo de situações novas.

O normal será o cachorro ser adquirido cerca das 8 semanas de vida. Se o criador o mantém muito mais tempo que isso consigo poderá ser uma situação a averiguar. Se o criador forçar uma saída do cachorro antes das 8 semanas também é um mau indicio e deverá afastar-se deste tipo de situações.

Se o cão conviver sempre com cães até aos 3 a 4 meses numa base muito regular poderá começar a olhar para os cães como mais divertidos que as pessoas e será difícil de criar uma correcta ligação ao dono, sobretudo se este procura fazer treino/desporto sério com o seu cão. Esta é, no entanto, uma questão bastante delicada e controversa. Por um lado queremos que o cão olhe para nós como a coisa mais interessante que existe e que nos considere interessante em todas as situações do dia-a-dia, para o podermos controlar. Por outro lado, ninguém quer ter um cão anti-social que demonstra agressividade com outros cães. Devemos adequar cada situação àquilo que pretendemos do cão e aprofundar a questão da sociabilização.

Uma última recomendação em relação à ninhada tem a ver com a uniformidade. É normal ocorrerem diferenças de tamanho e temperamento entre os cães, mas numa ninhada bem pensada e planeada essas diferenças deverão ser reduzidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário