"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quarta-feira, 30 de maio de 2012

5 exigências que deve fazer ao comprar um cão


1. Vacinação e desparasitação

Os cachorros têm de ser entregues aos donos desparasitados e com, pelo menos, a primeira vacina.

A desparasitação deve ser feita todos os meses nos cachorros até 6 aos meses e serve, não para eliminar pulgas ou carraças, mas sim parasitas internos, sendo as lombrigas os mais conhecidos. A presença de parasitas pode trazer graves problemas ao cachorro. Diarreias com sangue podem surgir num cachorro parasitado, fazendo com que o animal não consiga absorver grande parte dos nutrientes da comida que ingere, tornando-se cada vez mais fraco.

A primeira vacina deve ser dada por volta das 6 semanas, embora seja o veterinário a determinar a data mais indicada. É por volta desta altura que a imunidade dos cães dada pelo leite materno começa a desaparecer e é necessário protegê-lo através da administração de vacinas. Como os cães só devem ser entregues depois das 8 semanas, os cachorros devem já vir com a primeira vacina.

2. Exames de despistes a doenças genéticas

Displasia da anca, cotovelo e taras oculares são os testes mais comuns. Exames à tiróide podem também ser realizados. Estes testes são feitos nos progenitores que devem estar isentos de anomalias. Cachorros com progenitores com doenças genéticas têm uma maior probabilidade de mais tarde desenvolverem essas doenças.
3. Entrega a partir dos 2 meses

Os cachorros precisam da mãe e dos irmãos até às 8 semanas. Os cães que são privados deste convívio até aos 2 meses tornam-se animais mais instáveis do ponto de vista comportamental, mais nervosos, medrosos ou agressivos.  Em algumas raças esse tempo pode e deve ser alargado, principalmente em cães de raças pequenas.

4. Visita ao local / e os Progenitores

Não parta do princípio que todos os cães são mantidos em boas condições. Verifique o canil onde o cão é mantido fazendo uma visita ao local. Deve estar atento às condições higiene e conforto em que os cães são mantidos. Conhecendo os progenitores vai saber mais sobre os cachorros, e é importante saber condições de saúde e outras em que se encontra a progenitora.

5. Pedigree/LOP

Se vai gastar dinheiro com um cão, então aplique-o bem. Se pretende comprar um cão de determinada raça, não se fie na palavra dos vendedores, afinal também não o faz quando compra qualquer outra coisa. Exija um documento que comprove que o cão é puro. Esse documento é o pedigree do cão. Para cães nascidos em Portugal deve exigir o LOP. Só desta forma pode ter a certeza que o cão não resulta de um cruzamento entre cães de raças diferentes ou cães sem raça definida.



Se possível na entrega do cachorro, a ter em conta que o cachorro deve ser sempre acompanhado de alguma ração a que está habituado.


Informação retirada de:

Sem comentários:

Enviar um comentário