"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





terça-feira, 18 de setembro de 2012

Parque Canino (Dog Park)


Ontem estava a ver uns vídeos na internet e vi uma coisa que me agradou muito eram os Dog Park.




Já agora sabes o que é um Dog Park? Para muitos de nós este é um conceito totalmente desconhecido... mas se procurar-mos na Wikipedia por Dog Park vem-nos a seguinte descrição: Local feito propositadamente para cães exercitarem e brincarem sem trelas, num ambiente controlado e sob a supervisão dos seus donos (A dog park is a facility set aside for dogs to exercise and play off-leash in a controlled environment under the supervision of their owners).Mas para os americanos é algo tão natural como um parque infantil, em todas as cidades, vilas, jardins existe um....mais pequenos ou de maiores dimensões faz parte do dia a dia dos patudos americanos e dos seus donos.



Um parque para cães ( Dog Park) é uma instalação destinada aos cães e ao exercício e socialização com outros da mesma espécie e pessoas diferentes sem trela,  num um ambiente controlado, sob a supervisão de seus proprietários. 


O Parque Canino deve ter cercas, para segurança dos animais e das pessoas, drenagem adequada, bancos para os donos, sombras para os dias mais quentes, caixotes dos lixo cobertos, sacos...parece-vos muito complicado?  O 1º Parque canino apareceu em 1979 na california nos EUA em 1979, com o nome de Ohlone park, , e rapidamente  se espalharam por todos as cidades e jardins americanos hoje existem mais de 1.100 nos EUA ( DogPark.com). O Resultado, pessoas mais satisfeitas, cães menos problemáticos tanto a nível comportamental como social, menos agressivos tanto com outros animais como com pessoas desconhecidas... MENOS ABANDONOS! 




 Os parques podem ser variados mas normalmente são constituídos por um gradeamento com pontos de entrada e saída com portas, drenagem adequada, bancos para os donos, local com sombra para os dias mais quentes, agua, material para se poder apanhar os dejectos caninos e caixas do lixo tapadas para conter os dejectos. Em alguns parques dos Estados Unidos até existe lagos onde os cães podem nadar assim como separação de espaços para cães mais pequenos e circuitos de agility..




 
Não era isto uma óptima ideia? Uma pessoa sair do trabalho, da escola e ir para um dog park estar com os conviver com os amigos, e enquanto o nosso cão andava num sitio seguro e controlado?
Um sitio onde o cão podeia estar a vontade sem haver o problema de estar sempre com trela, preso ao dono?
Um sitio onde ninguém se queixaria por causa dos cães a correr, a ladrar, a ser cães.
Um sitio onde os cães pudessem brincar sem incomodar ninguém.
Um sitio onde se podiam trocar ideias, e fazer novas amizades, enquanto se poderiam diminuir problemas comportamentais em animais?

Porque será que não existe nenhum em portugal?
Por falta de dinheiro do estado? 
...

O que seria necessário para existir?
  • Talvez que existisse uma maior consciência da importância sociabilização e treino canino?
  • Uma maior preocupação com a segurança dos cães?
  • Um jardim ou pavilhao?




2 comentários:

  1. No dia em que existirem "dog parks" em Portugal, o homem já caminhou em Marte! Lol

    Saudações caninas,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderEliminar