"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





terça-feira, 25 de setembro de 2012

O meu cão está gordo ou magro?


Para qualquer dono de um cão esta é uma pergunta a que normalmente não conseguem responder porque não sabem qual será o peso ideal do seu animal em particular. Devido à variabilidade de tamanho e conformação corporal das muitas raças de cães e seus cruzamentos não é fácil definir como “gordo” ou “magro” um cão com base apenas no peso.

Existem vários pequenos “truques” que nos permitem avaliar se um cão está com o peso ideal independentemente da raça ou tipo corporal. Definem-se com o termo genérico de “condição corporal” e pode variar do extremamente magro (termo técnico “emaciação” ou “miséria orgânica”) até ao extremamente obeso.
Aqui esta um teste rápido de pode realizar: guia-S-H-A-P-E-

1. Verificar a zona das costelas. Se pela simples observação visual se conseguem ver  o formato de todas as costelas sob a pele e a zona que as separa está em depressão então o cão está magro. O peso ideal ocorre quando passamos os dedos pela parede costal na zona das costelas e conseguimos senti-las com uma ligeira pressão. Se passarmos os dedos ao de leve não devemos sentir as costelas. Esta é a situação óptima. Para o caso de um cão obeso, passando os dedos na zona torácica não conseguiremos sentir as costelas mesmo fazendo muita pressão pois elas estão cobertas por uma camada de tecido adiposo muito espesso.

2. A zona da base da cauda é também de utilidade para determinar a condição corporal. A base da cauda é a zona em que a cauda se junta ao lombo. Na sua zona dorsal (na parte de cima) existe uma pequena almofada de gordura. Se por acaso se virem e sentirem a proeminência óssea das vértebras então o cão está magro. Em situação de peso ideal deverá existir a tal almofada de gordura que tapará as vértebras e só as deixará sentir com uma ligeira pressão dos dedos. Caso não se consigam sentir mesmo com pressão forte dos dedos então existe obesidade.
3. Outras proeminências ósseas úteis para avaliar a condição corporal segundo a técnica acima são as vértebras, as ancas, os ossos da escápula. Estes são mais avaliáveis pelos veterinários pois têm mais noção da sua localização e anatomia.

4. Poderá avaliar também a condição corporal do seu cão observando-o desde cima quando ele está me pé. O equivalente a uma vista aérea. A zona a observar atentamente é a zona onde acabam as costelas e começa o abdómen. Em condições ideais deverá haver uma ligeira “cintura” isto é a zona das costelas é larga e quando começa a zona da parede abdominal deve haver um muito ligeiro estreitamento. Caso esse estreitamento seja acentuado existe magreza ou no caso contrário o abdómen é mais largo ou mesmo muito mais largo que o tórax então existe obesidade.

5. No último método teremos de avaliar os contornos do seu cão mas numa visão de lado. Igualmente a zona a observar será a zona onde acabam as costelas e começa o abdómen na zona ventral (na parte de baixo). Deverá existir uma descontinuidade. A “barriga” deve estar muito ligeiramente “encolhida”. Esta é a condição corporal ideal. Os extremos são ou abdómen muito recolhido para o caso da magreza ou abdómen muito volumoso e pendular.

Uma última palavra para o caso de algumas situações de doença em que o abdómen pode ter dilatação como no caso da ascite vulgo “barriga de água” e que por vezes existe simultâneamente magreza. É assim importante avaliar a condição corporal por todos estes métodos em conjunto.

Avaliada a condição corporal e detectado qualquer desvio do normal é fundamental que haja avaliação por um veterinário para determinar as suas causas e minimizar as suas consequências. Qualquer dieta a efectuar deverá ser estabelecida por um veterinário.

As tabelas em baixo estão organizadas de  1 a 5 ou de A a E sendo o 1/A magro e o 5/E obeso.


Podemos mais técnicamente calcular o indíce de massa corporal dos cães, o IMCC

IMCC =  peso corporal (kg)
               ______________
               (estatura em m)²

O pontos de referência a extensão entre a base da nuca (articulação atlanto-occipital) e o solo imediatamente atrás dos membros posteriores, passando e apoiando a fita sobre a base da cauda (última vértebra sacral), ficando a fita exatamente medial às tuberosidades ilíacas, sobre o dorso do animal.
Observem o desenho:


A linha preta representa o trajeto da fita métrica sobre a coluna até o limite plantar do membro posterior

Depois de fazermos o cálculo, comparamos com a tabela abaixo.

1 - Abaixo do peso -->  (abaixo de 11,7)
2 - Peso ideal --> (entre 11,8 e 15)
3 - Acima do peso --> (entre 15,1 e 18,6)
4 - Obeso --> (acima de 18,7)

* Resultados obtidos pelo programa SAS SYSTEM (BARR et al., 1979).



Opinião do Autor:

O índice elevado de gordura, ou seja, o peso em excesso, está relacionado com problemas cardiovasculares, infertilidade, diabetes, artrite, dificuldade em se locomover ou respirar e prejuízos na cicatrização de feridas.
Por isso, devemos saber como avaliar nossos cães para saber se estão dentro dos padrões.
Com a alimentação correta e pequenos cuidados, seu cão vai ter uma vida muito mais incrível e saudável.


Fonte:
doutordebichoveterinaria.blogspot.pt
www.maniacanina.com.br/
www.pedigree.com.br
blogdoveterinario.com

Sem comentários:

Enviar um comentário