"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cães Hipoalergénicos?

Existe a ideia que os cães com barbas ou os cães sem pelo, são hipoalergenicos - os primeiros por não fazerem mudas e, como tal, não haver pelo espalhado pela casa, e os segundos por não terem pelo ou terem apenas quantidades mínimas. Mas isto não corresponde a realidade.
As alergias não são normalmente devidas apenas ao pelo, mas a saliva e principalmente, às "caspas" (escamas e poeiras de pele morta) que se libertam do corpo do animal. E estas caspas ocorrem em qualquer animal, independentemente do seu tipo de pelo.
Porém, desde o Labradoodle foi criado e, mais recentemente, desde o empolamento pelos media da aquisição de um Cão de Agua Português pelo presidente norte-americano devido aos problemas alérgicos das suas filhas, têm surgido numerosos "criadores" a alegar que os seus cães são seguros para pessoas com alergias, devido ao tipo de pelagem que apresentam.
No entanto, estudos cientificos têm evidenciado que casas com cães "normais" e cães de raças normalmente associadas a serem "hipoalergénicas" apresentam níveis ambientais de alergénios semelhantes.
Ou seja, não é por o animal pertencer a uma raça "hipoalergénica" que não vai sensibilizar uma pessoa alérgica.
Como tal, se sofre de alergias, informe-se bem junto do seu médico e seleccione o seu companheiro numa base individual, averiguando se esse exemplar específico lhe causa ou não alergia, em vez de ser influenciado pela propaganda errónea de que há raças que garantidamente não causam problemas!
Em baixo Labradoodle  


Texto de Carla Cruz, no artigo sobre as bases genéticas dos diferentes tipos de pelagem nos cães (edição de Setembro/2012)
Fonte: Revista Cães & Companhia


2 comentários:

  1. É certo que existe reacção alérgica à saliva, mas a reacção ao pêlo é 3 vezes superior principalmente nos casos de pessoas com graves alergias respiratórias, em especial com asma.
    Um cão hipoalergénico é uma boa solução porque não cai pêlo e sempre se pode ter a alegria de ter um cão em casa... eu sei porque tenho uma.

    Saudações caninas,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderEliminar
  2. Sim mas maior parte dessas alergias são causadas devido às "caspas" (escamas e poeiras de pele morta) que se libertam do corpo do animal. E estas caspas ocorrem em qualquer animal, independentemente do seu tipo de pelo.
    Sendo assim, nenhum cão pode ser considerado completamente hipoalergénico.
    Embora pessoas que só façam reacções ao pelo possam não apresentar qualquer reacção.

    ResponderEliminar