"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tag teach

TAG teach ou "teaching with acoustical guidance" (ensino com orientação acústica) é o uso do clicker  e dos mesmos princípios da psicologia da aprendizagem aos humanos. E já sabia que era usado em ginastas mas nunca pensei que seria usado em pessoas com deficiencias, doenças cronicas, e fobias.

Neste caso ginastas com o clicker têm a oportunidade de marcar e comunicar com as suas colegas quando estas executam movimentos correctos numa rotina. Assim a ginasta sabe exactamente quando faz o movimento correcto e é reforçada pelo som, tal qual uma professora estar constantemente a dizer "óptimo esse movimento foi perfeito!" sempre que ginasta o fizesse. Este método já está activo há bastante tempo nos EUA e tem tido muito sucesso no treino de ginastas e começa a ser testado na educação de crianças noutras áreas.



Ou na ajuda para ultrapassar fobias, como por exemplo nesta crianca que tinha medo da agua e ja tinha sido tentada ajudar por varios psicologos, e que ninguem ainda ninguem tinha conseguido ajudar
Não se vê muito bem mas ele vai buscar m&m sempre que ouve o click :P



Ou ensinar um rapaz com autismo a apertar os atacadores


E aqui vai mais um video a demonstrar algumas das varias aplicações



Pessoalmente acho fantástico que se façam trabalhos assim e ao que parece o clicker veio para ficar xD

2 comentários:

  1. João, acertaste na mouche... este post deu-me vontade de roubar para o meu blog... devias partilhar estes vídeos com o Fernando, ele andava à procura disto.

    Um abraço,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes roubar a vontade :)
      Sim vou partilha-lo no summer para ele ver tb :)

      E muito obrigado pelo comentário :)

      Eliminar