"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Mitos e verdades sobre a castração



A castração ainda é um assunto bastante polémico para os proprietários de animais de estimação. Está associada à imagem de cães gordos e letárgico, "cirurgia cruel", "mutilação do animal", etc.. É preciso desvendar o que há de falso e verdadeiro sobre a castração.

"Os machos deixam de guardar a casa" 
Falso.Um cão seleccionado artificialmente com o propósito de ser um cão de guarda e defesa jamais vai perder essa característica da raça só porque foi castrado. Ele é treinado para essa função e vai exercê-la até melhor do que os não castrados, uma vez que tende a respeitar mais o seu dono. 

" O meu cão vai engordar "
Falso. A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.
Castrados ou não, deve-se proporcionar, especialmente a essas raças com propensão à obesidade, uma vida mais activa, além de alimentação balanceada.
  
"Meu cão vai ficar um “pastelão”"
Falso.Grande mentira! Cães castrados tendem a ficar mais relaxados e brincalhões, nunca paspalhões. Eles tornam-se cães mais camaradas, amigáveis e companheiros dos demais cães e mais descontraídos para poder sociabilizar com outros de sua espécie sem riscos nem sustos. 

"Acasalar deixa o macho emocionalmente mais estável." 
Falso.Dependendo das disputas, o acasalamento pode até causar instabilidade emocional. 

"Cão castrado é mais propenso a problemas de saúde." 
Falso.A probabilidade de contrair doenças não aumenta com a castração. Antes pelo contrário: a retirada de útero e dos ovários, ou testículos, acaba com a possibilidade de infecções e tumores naqueles órgãos, e de complicações ligadas à gravidez e ao parto. Sem acasalamentos, as doenças sexualmente transmissíveis deixam de representar risco. Diminui a incidência de tumores mamários. 

"A fêmea precisa ter crias para manter o equilíbrio emocional." 
Falso.Não há relação entre os dois factos. O equilíbrio emocional fica completo com a maturidade, que ocorre por volta dos dois anos nos cães castrados. Se uma cadela se mostrar mais calma e responsável depois da primeira ninhada, é porque amadureceu devido a ter avançado na idade e não porque se tornou mãe.

"A falta de prática sexual causa sofrimento." 
Falso.O que leva o cão à iniciativa de acasalar é exclusivamente o instinto de procriar, e não o prazer nem a necessidade afectiva. O sofrimento pode atingir machos não castrados. Por exemplo, se vivem com fêmeas e não podem cruzar, ficam mais agitados, agressivos, não comem e perdem peso.

"A castração deixa o animal bobo"
Falso. O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, cansa-se facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é consequência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, graduadamente, diminuindo a actividade. Muitos associam erroneamente este fato à castração.

"A castração mutila o animal, é uma cirurgia cruel!"
Falso. A cirurgia de castração é simples e rápida e o pós-operatório bastante calmo, principalmente em animais jovens. É utilizada anestesia geral e o animal já estará activo 24 horas após a cirurgia. Não há nenhuma consequência maléfica para o animal que continuará a ter vida normal. 

"A castração evita cancro na fêmea"
Verdadeiro. As fêmeas castradas antes do 1 ano de idade, têm uma hipotese bastante reduzida de desenvolver cancro da mama na fase adulta, quando comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de cancro da mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A remoção do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns nas cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do órgão.

"Os macho castrados não tem interesse pelas fêmeas"
Falso. Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor quando comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea no cio em casa, pode até cruzar-se com ela normalmente, sem que haja o perigo de fecundação.

" Ao Castrar os machos eles deixam de fazer xixi pela casa"
Verdadeiro. Uma característica dos machos é demarcar o território com a urina. Se o macho, cão for castrado antes de um ano de idade, ele não demarcará território na fase adulta. A castração é indicada também para animais adultos que demarcam território urinando pela casa. Nesse último caso, pode acontecer de animais continuarem a demarcar território mesmo após a castração, pois já adquiriram o hábito de urinar em todos os lugares.

"Macho castrado perde a masculinidade" 
Falso.Machos castrados não se tornam homossexuais. Os animais só copulam 
para procriação e não por prazer. Apenas acaba o instinto de procriar.

"Só se pode castrar a fêmea após a primeira ninhada"
Falso. Ao contrário do que se pensa, a cadela não fica "frustrada" ou "triste" por não ter tido crias. Essa é uma característica humana que não se aplica aos animais. Se considerarmos a prevenção de cancro nas glândulas mamárias, ela será 100% eficaz, segundo estudos, se realizda antes do primeiro cio. O ideal é castrar o quanto antes. 

"Animal castrado perambula menos"

Verdade.Muitos cães fogem de casa a procura de fêmeas no cio. Com a esterilização os animais têm menos ânsia de perambular e, portanto, menos chances de sofrerem acidentes, serem maltratados, roubados ou ficarem perdidos.

Razões alegadas para não castrar e contra-argumentos explicativos

Mas o meu cão tem pedigree !!!
Um Pedigree não é uma indicação de qualidade, nem mesmo a presença de campeões no seu pedigree. Alguns animais são excelentes representantes de sua raça, mas não geram filhotes de boa qualidade. Além disto determinadas raças possuem características indesejáveis que passam para seus descendentes, não sendo aconselhável seu cruzamento. Pesquise os problemas de saúde comuns em sua raça e sugira uma avaliação de seu veterinário com relação aos defeitos genéticos que seu animal possa vir a passar para seus filhotes.

Minhas crianças gostariam de ver um parto
Primeiro é improvável que isso aconteça. Os partos, normalmente, ocorrem à noite; e na maioria deles a cadela se isola.
Além disso, lembre-se que o parto é uma situação delicada para a cadela. Ela precisa de tranqüilidade nesta hora, sem muito falatório ou confusão; algumas fêmeas, inclusive, ficam agressivas, não permitindo que muitas pessoas se aproximem. 
E se a sua cadela que está parindo começar a ter complicações e correr risco de vida? Isto não  seria nada interessante para as crianças. Ao invés disso, você deveria explicar às suas crianças que o real milagre da vida é sabermos prevenir nascimentos não desejados, de forma que não tenhamos que arcar com conseqüências depois. 

Mas eu gostaria de um filhote igualzinho ao meu !
Você pode dizer: "Mas meu cachorro é tão especial, eu quero um cachorrinho (ou gatinho) como ele".
Seu cachorro ou gato pode ser um animal muito especial. Mas isso não garante a você que seus filhotes vão ser iguais a ele. Até porque temos que levar em consideração também as características do outro parceiro; não sabemos se a ninhada sairá parecida com o pai ou com a mãe. 
Mesmo que você tenha o casal, e queira um filhote parecido com os dois, devemos levar em conta todos os antecedentes. O filhote pode se herdar as características de algum avô ou bisavô que possua alguma degeneração, que você nem saiba.


Vantagens da castração

Para que castrar os machos?
1. Evitar fugas. 
2. Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
5. Evitar tumores testiculares.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.

7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveis aos descendentes).

Se levarmos em conta quantas vezes um animal macho terá oportunidade de acasalar durante toda a sua vida reprodutiva, seria mais conveniente diminuir sua atração sexual pelas fêmeas através da castração. O animal "inteiro" excita-se constantemente a cada odor de fêmea no cio, sem que o acasalamento ocorra, ficando irritado e bastante agitado, motivando a fuga de muitos. O dono precisa vencer o preconceito, algo que é inerente aos humanos apenas, e pensar na castração como um benefício para seu animal.

Para que castrar as fêmeas?
1. Evitar acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação.
2. Evitar cancro em glândulas mamárias na fase adulta.
3. Evitar piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas.
4. Evitar episódios frequentes de "gravidez psicológica" e suas conseqüências como infecção das tetas.
5. Evitar cios.
6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua. 
7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxo-femural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveis aos descendentes). 
É errado o conceito de que a castração só deve ser feita em cadelas de rua. Se o proprietário não tem intenção de acasalar sua fêmea, seja ela de raça ou não, é desnecessário enfrentar cios a cada 6 meses, riscos de gravidez indesejável e, principalmente, de doenças como câncer de mama e piometra. A castração garante uma vida adulta bastante saudável para as fêmeas e bem mais tranquila para os donos.


Opinião do Autor:



A castração devia deixar de ser vista como cruel, indigno, que anulava a verdadeira essência do animal.
Devia ser visto sim como algo positivo que pode melhorar a vida do animal e do dono. Visto que pode prevenir doenças, e "problemas" comportamentais, digamos antes reduzir comportamentos não desejados pelos donos.

Agora essa decisão vai caber sempre ao dono, com este post pretendi acabar com alguns dos mitos inerentes a castração. 
Agora se alguém desejar não castrar, não julgo que deva ser julgada, acho que deve SABER a responsabilidade que tem e não deixar o seu cão anda a deambular e a fazer ninhadas que provavelmente vão parar ao canil...

Sem comentários:

Enviar um comentário