"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cuidados a ter no Verão com os seus animais de companhia


Com as temperaturas de Verão a subir, os seus animais de estimação precisam de si para os proteger. 
Saiba como ajudar o seu animal nesta época do ano.

A maioria das pessoas gosta de passar os dias mais quentes a desfrutar do ar livre com amigos e familiares, mas é importante lembrar que algumas actividades podem ser perigosas para os nossos animais de estimação. Ao seguir algumas regras simples, é fácil mantê-lo seguro e ainda divertir-se ao sol.

Aqui estão algumas dicas que podem garantir aos seus animais de estimação um Verão sem riscos:

Golpe de calor - Todos os animais podem sofrer um, mas são particularmente susceptíveis os que são muito jovens ou muito idosos; animais com focinho achatado e curto; animais com excesso de peso e os que já sofrem de problemas respiratórios ou cardiovasculares.
Para o evitar deve:
* Manter sempre água limpa e fresca à sua disposição.
* Se ele se encontrar num "canil" ou espaço interior, deve haver ventilação ou circulação de ar.
* Se estiver no exterior deverá ter locais com sombra onde se possa refugiar.
* Nunca deve deixá-lo fazer exercício nas horas de maior calor.
* Nunca o deixe fechado no carro, nem com as janelas abertas. É uma armadilha fatal.
- Se notar que ele tem respiração ofegante e saliva em demasia, ou/e se encontra ansioso ou com olhar arregalado, não responde às suas ordens, tem a pele seca e quente, febre alta, batimento cardíaco acelerado, fadiga ou fraqueza muscular, pode estar a sofrer um golpe de calor que lhe pode ser fatal.
Tente reduzir a temperatura, colocando-o em água fria ou colocando-lhe sacos de gelo no pescoço e na cabeça. De seguida, leve-o ao veterinário.



Doenças e parasitas - Embora surjam todo o ano, normalmente são mais frequentes no Verão.

Leishmaniose  - é uma doença transmitida por um mosquito, não é contagiosa e pode ser fatal. Se lhe fizer um teste e o resultado for negativo, existem várias formas de prevenção: Coloque repelente (em coleira ou pipetas) e evite, principalmente em passeios ao final da tarde, zonas de águas paradas, escuras e húmidas e lixeiras. Já existe uma vacina, mas não é 100% eficaz.

Esteja também atento a infestações de pulgas e/ou carraças e utilize meios de prevenção (desparasitantes). Atenção! Tenha o cuidado de se certificar de que o produto que usa é seguro para o seu animal. Um desparasitante seguro para o seu cão pode matar o seu gato. Não se esqueça de que o deve também desparasitar internamente.
Podem ainda ocorrer picadas ou mordidas e, se o seu animal apresentar um inchaço ou ferimento anormal, fale sempre com o veterinário.

Férias - Se não puder levá-lo consigo, pode sempre deixar o seu animal num Hotel para Animais, verificando no local as condições de bem-estar que lhe oferecem. Pode ainda tentar fazer uma permuta com familiares, vizinhos ou amigos cujas férias não coincidam. De qualquer forma, faça-o sempre atempadamente e troque sempre contactos incluindo o do veterinário, para alguma emergência que possa surgir.
Se o levar consigo, não se esqueça de contactar o local para saber se aceitam animais.
Em ambos os casos, verifique se ele tem as vacinas em dia e se é portador de uma coleira de identificação. De preferência, viaje sempre com ele dentro de uma transportadora.

Festas e Fogos-de-artifício - Nesta altura do ano fazem-se muitas festas com foguetes e fogos que podem ser muito traumáticos para os seus animais.
Deixe-os sempre em casa quando sair para uma festa e não acenda fogos-de-artifício perto deles. Além de assustador, a exposição ao fogo-de-artifício  pode resultar em queimaduras graves e fogos-de-artifício não utilizados podem ser perigosos. Muitos contêm substâncias potencialmente tóxicas, tais como nitrato de potássio, cobre, cloratos, arsénio e outros metais pesados.

Piscinas, rios e praias - Na maioria das praias, não é permitida a presença de animais. No caso de piscinas ou rios, não deixe os deixe sem vigilância, já que nem todos os cães são bons nadadores.

Cuidado com as quedas - Durante os meses mais quentes, muitos animais ficam feridos, principalmente em resultado da queda de janelas ou de terraços de prédios. Mantenha todas as janelas (não vigiadas) fechadas, ou com estores ou persianas corridos e, se usar telas ajustáveis, certifique-se de que estão firmemente presas.

O tempo quente pode levar a caminhadas mais longas e, às vezes, o Verão é a primeira oportunidade que os donos têm de levar o cão para fora por longos períodos. Embora seja excitante para o animal e para si, faça-o de uma forma correcta. É importante que os cães sejam mantidos com trela, com coleira ou peitoral com etiqueta de identificação para os proteger. Tenha sempre o cuidado de deixar os locais por onde passa limpos de dejectos.

Passe um agradável Verão e umas boas férias com o seu amigo!

Fonte:www.pan.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário