"Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas não o contrário: o que seria dos animais sem o homem?"Hebbel , Christian





quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Ashley Whippet, o Rei do Frisbee



Ashley Whippet, nascido em 1971,  foi o primeiro e também o melhor cão treinado para campeonatos de Frisbee. Três vezes campeão do Canine Frisbee Disc World Championship, foi muito famoso durante a década de 70 e o responsável pela popularização do esporte Frisbee Canino.

Ashley ganhou este nome graças a sua cor de "cinza de cigarro" (ash, em inglês) e também em homenagem a Ashley Wilkes, personagem do livro E o Vento Levou. Mais tarde sua cor se tornaria preto e branco. Seu dono, Alex Stein, um estudante de 19 anos de Ohio, cedo descobriu o talento de seu cão, e se mudou para Hollywood na esperança de conseguir um contrato para Ashley. 

Seus esforços foram em vão até que, em 1974, decidido a mostrar o que o seu cão podia fazer para um grande público, Alex invadiu uma partida de baseball durante o intervalo do jogo entre os Los Angeles Dodgers X Cincinnati Reds  e começou a atirar discos para Ashley no meio do estádio. Ashley, na época com 6 meses, levou a multidão ao delírio com a sua extraordinária capacidade de apanhar os discos correndo a uma velocidade de 56Km/h e saltando acima de 2,5m de altura.

O sucesso foi tanto que o jogo ficou parado por cerca de 8 minutos enquanto o publico assistia Ashley  pegar todos os discos que seu dono atirava. A apresentação só parou quando Alex foi escoltado para fora do campo, sendo detido e multado em U$ 250 por invadir o estádio.
   
Na confusão Ashley foi separado de Alex, que temia nunca mais ver seu o cão novamente. Por sorte, as notícias se espalharam e, 3 dias depois, um jovem que tinha levado Ashley para sua casa viu um artigo no jornal sobre o incidente e devolveu o cão para seu dono.

Como a partida de baseball foi televisionada, a apresentação rapidamente ganhou fama e no ano seguinte os primeiros campeonatos de Frisbee Canino começaram a ser organizados. Depois da estréia bombástica, Ashley Whippet se transformou em celebridade canina, participou de quase todos os programas de TV da época, entreteu audiências em muitos jogos de baseball e basquete e até se apresentou na Casa Branca.  

Ashley foi três vezes campeão do Canine Frisbee Disc World Championships  em 1975, 1976 e 1977. Sua performance como disc dog foi exibida no documentário de curta metragem Floating Free indicado ao Oscar de 1977.  


Alex e Ashley no Rose Bowl

 
Em 1980 Ashley não mais competia, mas ainda fazia apresentações pelo país e era capaz de proezas aparentemente impossíveis. Uma delas ocorreu quando ele correu todo o campo de futebol do Rose Bowl e fez uma grande captura de um Frisbee quando este estava prestes a bater no chão.

"Chame-me louco, mas eu juro que Ashley fez uma reverência, reconhecendo a merecida homenagem da multidão no estádio", escreveu Irv Lander em sua biografia sobre o cão, apropriadamente intitulada Ashley Whippet. 

Segundo seu dono, Ashley gostava de se apresentar para um grande público, ele "pulava, girava e se contorcia em uma captura porque sabia que estava agradando as pessoas".
   
Ashley se tornou cão propaganda da empresa de alimentos caninos Gaines, teve 60 filhotes e 12 netos. Uma de suas filhas, Lady Ashley, viajou pelo país promovendo os produtos Gaines.

Reconhecido como o criador do esporte Frisbee Canino, Ashley viveu o suficiente para ver a modalidade Catch & Fetch ser oficialmente rebatizada de Ashley Whippet Invitational em 1982.

Ashley lançou as bases para o esporte canino e levou uma vida ativa e atlética até sua morte em 11 de março de 1985, na idade de 14 anos.  Seu corpo foi cremado e mantido em uma urna. O evento de Frisbee Canino atraiu mais de 15.000 cães durante os últimos anos.

Em 1999 a USA TODAY reconheceu Ashley Whippet como um dos Maiores Animais Atletas do Século.

Amado por todos e reconhecido universalmente como o maior atleta de Frisbee Canino que já existiu, Ashley Whippet ainda vive como uma LENDA a inspirar outros donos de cães esportistas. Seu nome se tornou sinônimo de Frisbee.



Sem comentários:

Enviar um comentário